banner_triunfo_02.png
  • Voz de Portugal

Projeto para casa quilombola pelo arquiteto mineiro Bernardo Horta

Pedro Henrique de Sousa


A praia de Canoa Quebrada, no Ceará, localizada na Quilombo do Cumbe, em Aracati, litoral Leste do Ceará, que abriga 105 familias remanescentes do Quilombo. Foi pensando nessas pessoas que o arquiteto mineiro Bernardo Horta (foto) iniciou uma forma habitacional que tem como intenção de apoiar no crescimento local, além de fortificar as tradições e os valores culturais de uma população historicamente desigual.

O sistema de habitação de Horta é composto por módulos, que podem ser montados em conjunto ou não, variando de acordo com as necessidades específicas de cada família. O grupamento dos módulos permite que as casas sejam aprimoradas sempre que se criarem novas parcerias entre os proprietários, fornecedores e comunidade.

“O projeto é capaz de conservar e atualizar o método construtivo tradicional e utilizar o material natural e local a fim de criar possibilidades de autoconstrução, minimizar o consumo de energia, incorporar fazeres artesanais e incentivar o contexto cultural local”, afirma Horta.


13 visualizações
banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png

© 2020 por Voz de Portugal. Criado com amor por Nathalia Maciel