Voz de Portugal
Projeto para casa quilombola pelo arquiteto mineiro Bernardo Horta
Pedro Henrique de Sousa
A praia de Canoa Quebrada, no Ceará, localizada na Quilombo do Cumbe, em Aracati, litoral Leste do Ceará, que abriga 105 familias remanescentes do Quilombo. Foi pensando nessas pessoas que o arquiteto mineiro Bernardo Horta (foto) iniciou uma forma habitacional que tem como intenção de apoiar no crescimento local, além de fortificar as tradições e os valores culturais de uma população historicamente desigual.
O sistema de habitação de Horta é composto por módulos, que podem ser montados em conjunto ou não, variando de acordo com as necessidades específicas de cada família. O grupamento dos módulos permite que as casas sejam aprimoradas sempre que se criarem novas parcerias entre os proprietários, fornecedores e comunidade.
“O projeto é capaz de conservar e atualizar o método construtivo tradicional e utilizar o material natural e local a fim de criar possibilidades de autoconstrução, minimizar o consumo de energia, incorporar fazeres artesanais e incentivar o contexto cultural local”, afirma Horta.
Comments