top of page
banner_triunfo_02.png
  • Foto do escritorVoz de Portugal

A Garantia da Liberdade

Por Pedro Henrique de Sousa



A Liberdade é um valor inerente ao indivíduo e torna a tirania facilmente desmascarada. O Governo Biden, nos EUA, tentou ‘enfiar goela abaixo’ do povo, uma espécie de CPI do Fake News, na intenção de regular o que é postado na internet. O resultado foi humilhante. Praticamente todos os estados se insurgiram imediatamente, e acabaram por revogar a tentativa.


A Liberdade é um valor inerente ao indivíduo e torna a tirania fácilmente desmascarada. O Governo Biden, nos EUA, tentou ‘enfiar goela abaixo’ do povo, uma espécie de CPI do Fake News, na intenção de regular o que é postado na internet. O resultado foi humilhante. Praticamente todos os estados se insurgiram imediatamente, e acabaram por revogar a tentativa.


Em Abril deste ano de 2022, o Disinformation Governance Board (Conselho de Governança de Desinformação) foi anunciado. Um mês depois a diretora do conselho, Nina Jankowicz, renunciou ao posto por pressões políticas que criticavam o conselho, agora suspenso. Demorou só um mês pra puxarem o gatilho.


A primeira emenda constitucional dos EUA é a de livre expressão. A constituição americana, escrita por intelectuais em 1787, faz parte do currículo escolar. A nossa foi rabiscada por mafiosos em 1988 e é bem provável que ninguém nunca a tenha lido por inteiro. É próprio da identidade americana ser livre, falar livremente e proteger a liberdade individual.


No nosso caso, é o contrário: a CPI da fake news foi uma jogada independente do STF contra a vontade do Executivo; uma batalha entre as cabeças da Hidra. E a esquerda, supostamente libertária, foi a que mais apoiou este ato inconstitucional. A caça às bruxas foi usada para perseguir inimigos políticos de determinados poderes e lideranças partidárias. Ninguém é isento de méritos ou culpa, tanto a esquerda como a direita são manipuladas por oportunistas buscando o próprio avanço, que acidentalmente ou não, às vezes fazem algum bem. O indivíduo não nasce de esquerda ou direita. Mas assim que nasce, já tem garantida pela constituição, a sua liberdade de expressão.


Proteger o bem estar de grupos marginalizados e perseguidos é um ato de nobreza. Abusar verbalmente de qualquer indivíduo ou grupo, é algo deplorável. Devemos, como sociedade, extirpar este comportamento desumano. Porém, este tipo de poder não deve ser dado ao Estado. Pois este usa qualquer desculpa para estender o alcance de seus tentáculos, e no final os marginalizados, que lutaram pela própria liberdade de expressão, durante décadas, entregam as chaves ao inimigo.


Nós confiamos no governo, ou num grupo por ele escolhido, para calar a boca de certas pessoas, buscando o benefício próprio? Ou talvez costurando estratégias para a própria reeleição? Um cidadão livre, deve defender o direito do outro que pensa diferente dele. Uma mente iluminada, jamais se acharia tão absolutamente certa de suas convicções a ponto de não aceitar opiniões divergentes.

47 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png
bottom of page