banner_triunfo_02.png
  • Voz de Portugal

Projeto de leitura conecta pessoas durante a pandemia no Rio

Por Pedro Henrique de Sousa


Toda semana, a escritora Christina Ávila ( foto ao lado), 45 anos, pega seu telefone no bairro de Anil, Zona Oeste do Rio, e disca números de telefone para os quais nunca ligara antes. Enquanto isso, toda semana na Cidade de Deus, um bairro da região norte da cidade, o telefone de Rosângela Oliveira, ou tia Rô, 62 anos, recebe uma ligação de alguém cuja voz ela não reconhece.

Desde abril, as pessoas que nunca trocaram palavras antes se reúnem através de histórias e poesias que são compartilhadas por telefone, formando conexões que começaram no Rio de Janeiro e que hoje se estendem ao continente africano, com brasileiros que residem no Quênia, Suíça, Portugal, Estados Unidos e Espanha recebendo chamadas.

É assim que o projeto "Stories by Phone", promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, propõe que as pessoas se sintam menos sozinhas em meio ao isolamento social, causado pela nova pandemia de coronavírus. Foi precisamente uma ligação com tia Rô durante a primeira semana da quarentena de coronavírus que levou o professor e escritor Pedro Gerolimich, superintendente de 39 anos da Secretaria de Leitura e Conhecimento da cidade, a coçar a cabeça e refletir sobre uma maneira de ajudar as pessoas a lidar com a solidão, provocada pelo isolamento. Rosângela Oliveira mora sozinha com seus seis cães.

"É um sopro de esperança, se tentarmos encontrar um lado positivo dessa situação provocada pelo vírus, acho que é a capacidade dos humanos se olharem, se reinventarem e repensarem suas vidas em um sentido mais coletivo”, disse Pedro Gerolimich (foto ao lado).

"Se hoje eu não tinha o projeto, não sei como gerenciaria porque se tornou parte da minha rotina diária", disse Christina, que também mora sozinha

5 visualizações
banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png

© 2020 por Voz de Portugal. Criado com amor por Nathalia Maciel