top of page
banner_triunfo_02.png

“Festas d’Agonia 2025”: Viana do Castelo reforça laços com a diáspora lusa

  • Foto do escritor: Voz de Portugal
    Voz de Portugal
  • 14 de ago.
  • 2 min de leitura

Por Igor Lopes

O rancho Maria da Fonte (da Casa do Minho do RJ) aqui quando participava do programa Praça da Alegria
O rancho Maria da Fonte (da Casa do Minho do RJ) aqui quando participava do programa Praça da Alegria

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, o maior evento popular de Viana do Castelo, na região Norte de Portugal, voltam a afirmar-se em 2025 como ponto de encontro entre tradição, fé e identidade global, com uma expressiva participação da diáspora portuguesa. Este ano, destaca-se novamente a presença de um grande número de integrantes das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, além da participação de grupos de expressão cultural minhota, como o Rancho Folclórico Maria da Fonte, da Casa do Minho do Rio de Janeiro, que regressa ao cortejo etnográfico, reforçando os laços entre Portugal e o Brasil.

A autarquia vianense acredita que as festas auxiliam na valorização contínua da ligação da cidade e da região aos emigrantes, especialmente aos luso-descendentes que mantêm vivo o vínculo às raízes minhotas. Com comunidades ativamente envolvidas em dezenas de países, a Romaria d’Agonia assume-se como um espaço simbólico de reencontro e pertença, num tempo em que os afetos, os trajes, as danças e os cantares superam fronteiras.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, sublinha que este intercâmbio cultural e institucional tem gerado impactos duradouros, tanto ao nível turístico e económico como na projeção internacional da identidade vianense. A geminação com cidades do mundo onde há comunidade minhota e o apoio a grupos culturais no estrangeiro são apenas alguns exemplos dessa dinâmica que transforma o regresso à terra num verdadeiro ato de celebração coletiva. As Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia começaram terça, dia 12 e permanecem até o dia 20 de agosto acontecem em Viana do Castelo.

Em 2018, o Município de Viana do Castelo firmou o acordo de geminação com o Rio de Janeiro, tendo em conta os laços de amizade existentes entre as duas cidades. De forma a ampliar estes laços, as duas cidades decidiram geminar-se para promover programas e projetos de intercâmbio cultural, artístico, musical, desportivo e turístico, com vista a desenvolver o conhecimento recíproco das suas atividades para aproximar os cidadãos. É dentro deste contexto de partilha que, a cada ano, temos contado com a colaboração da Casa do Minho do Rio de Janeiro na nossa Romaria d’Agonia, um claro sinal do apreço que a instituição brasileira tem por Viana do Castelo e pelos vianenses. Por isso mesmo, é “Instituição de Mérito de Viana do Castelo” desde 2014, distinção atribuída por altura do nonagésimo aniversário da coletividade que se tem dedicado à divulgação da cultura portuguesa no Brasil, através da dança, dos cantares e dos trajes da região do Minho. E também sinal das excelentes relações existentes o facto de o falecido presidente da Casa do Minho no Rio de Janeiro, Agostinho da Rocha Ferreira dos Santos, ter sido presidente da Comissão de Honra da Romaria d’Agonia 2018. Foi ainda galardoado “Cidadão de Honra” de Viana do Castelo em 2017. Acreditamos que estes convites e distinções institucionais serviram para entrelaçar ainda mais as duas culturas e foram um sinal para os nossos amigos do Brasil de que a nossa hospitalidade é total.

 
 
 

Comentários


banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png

© 2020 por Voz de Portugal. Criado com amor por Nathalia Maciel

bottom of page