top of page
banner_triunfo_02.png

Coimbra: “Há grandes oportunidades para os brasileiros”

  • Foto do escritor: Voz de Portugal
    Voz de Portugal
  • 14 de ago.
  • 2 min de leitura

Por Igor Lopes


ree

Coimbra, em Portugal, tem assistido a uma nova dinâmica na atração de empresas nacionais e estrangeiras, fruto de um reforço de políticas públicas voltadas para a inovação, a simplificação de processos e a valorização do território, iniciativas que têm impulsionado a instalação de projetos empresariais de grande dimensão na região. Um movimento que decorre com maior intensidade desde a entrada em funções, em janeiro de 2023, de António Albuquerque como diretor do Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento na Câmara Municipal de Coimbra.

Nos últimos meses, multinacionais e grupos portugueses de referência viram em Coimbra um “ecossistema favorável ao crescimento”, apostando na criação de centros de competências, unidades industriais e polos tecnológicos. Uma transformação que tem tido impacto direto na vida dos jovens da região, que agora encontram em Coimbra oportunidades para desenvolver carreira e qualidade de vida, sem a “necessidade de emigrar”. A mudança de ‘mindset’ promovida pela equipa de António Albuquerque, que está a fazer doutoramento na Universidade de Coimbra, assenta na “valorização do talento local, na qualificação dos recursos humanos e numa visão estratégica de desenvolvimento territorial que aproxima Coimbra dos grandes centros económicos nacionais e europeus”.

“O meu departamento tem grandes responsabilidades, sobretudo em duas áreas específicas: atração de investimento, que trata de tudo o que seja para captar investimento para o concelho de Coimbra; e tomar conta, obviamente, de todo o tecido económico que existe em Coimbra. Estamos a conseguir fazer esse equilíbrio com todos. Tratamos também das candidaturas a todos os fundos que existam, seja a CCDR, CIMs, União Europeia, etc. Onde houver dinheiro, projetos, possibilidades de capital e financiamento, nós estamos atentos”, exemplificou António Albuquerque, que considera que Coimbra está, neste momento, “no radar do investimento empresarial, seguramente, e nós vamos tentar aproveitar esta oportunidade o mais rápido possível”.

Sobre a relação do município com outros países, Albuquerque considera que Coimbra “beneficia muito”.

“Hoje, a cidade tem ligações claras com os países de língua oficial portuguesa. Temos ligações muito fortes com o Brasil e com a América do Sul, mas, sobretudo, também com a África. Mas também há outras ligações muito fortes com os EUA e a China. E nós beneficiamos naturalmente dessas ligações”, frisou Albuquerque, que reconhece algum trabalho adicional que será ainda necessário realizar.

“Ainda não conseguimos fazer o caminho de volta, isto é, os americanos que venham investir em Coimbra e que regressam. Que olham para cá como um local de investimento. Eu acho que esse é o próximo caminho. No caso do Brasil, já é bidirecional, claramente. Há grandes oportunidades para os brasileiros em Coimbra e há grandes oportunidades para os portugueses no Brasil na área farmacêutica e de tecnologia, com foco em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Sul do país”, adicionou Albuquerque, que confessa que “existem muitos pedidos para sediar-se empresas brasileiras em Coimbra, e vamos fazê-lo brevemente”.

 

 
 
 

Comentários


banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png

© 2020 por Voz de Portugal. Criado com amor por Nathalia Maciel

bottom of page