banner_triunfo_02.png
  • Voz de Portugal

Investigador da Universidade do Minho integra painel de revisores da NASA



Braga, 05 jul 2021 - O presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), Pedro Arezes, foi convidado a integrar o painel de revisores da NASA para propostas de investigação sobre as missões humanas no espaço, anunciou hoje aquela academia.

Em comunicado, a Universidade do Minho (UMinho) sublinha que Pedro Arezes é o único português entre os 60 cientistas de todo o mundo que integram aquele painel.

Catedrático de Engenharia Industrial, Pedro Arezes é também diretor nacional do Programa MIT Portugal.

No comunicado, a UMinho explica que o convite para integrar o painel de revisores da NASA surge também na sequência do envolvimento de Pedro Arezes num trabalho conjunto com o MIT sobre o desenho de fatos espaciais em missões de longa duração, como a missão tripulada a Marte.

O painel de revisores do programa HERO (Human Exploration Research Opportunities) visa avaliar propostas submetidas à NASA para o seu programa de investigação da componente humana na exploração espacial.

O Programa de Investigação da Componente Humana (designado por HRP) investiga e mitiga os maiores riscos para a saúde e desempenho humanos, fornecendo medidas preventivas e tecnologias essenciais para a exploração humana do espaço.

Os riscos considerados incluem quer os efeitos fisiológicos, quer os efeitos no desempenho resultantes da exposição a fatores de risco como a radiação espacial, as oscilações de gravidade e os ambientes extremos, assim como os desafios singulares no apoio médico às missões, os fatores humanos e o desempenho comportamental em missão.

9 visualizações0 comentário
banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png