top of page
banner_triunfo_02.png
  • Foto do escritorVoz de Portugal

EDP Brasil e Atento “empregam” moradores de rua em São Paulo

Por Igor Lopes


Como forma de “reduzir o índice de moradores de rua e proporcionar oportunidades”, a EDP Brasil, companhia que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, e a Atento, um dos cinco maiores fornecedores globais de serviços de gestão de relacionamento com o consumidor e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) e líder de mercado na América Latina, lançaram o programa “Iluminando Oportunidades” para a empregabilidade de Pessoas em Situação de Rua, que capacitará 20 cidadãos sem abrigo com formação na área de relacionamento com o consumidor.

A abertura do programa aconteceu em meados do mês de maio, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Além da aula inaugural, os estudantes participaram numa visita guiada a esse espaço cultural recém-re-inaugurado, após um grande incêndio ter destruído o local em 2015.

O lançamento contou com a presença de representantes da EDP Brasil, da Atento, além do padre Júlio Lancelotti, que lidera a Pastoral do Povo da Rua de São Paulo; o Projeto Caminhos; o espaço Cisarte e ONG SP Invisível; SESI-SP e Sindicato dos Eletricitários parceiros do projeto.

Segundo apurámos, “os alunos do curso atendem a requisitos como contarem com 18 anos de idade completos, ensino médio completo e conhecimentos básicos em informática. A formação, com estimativa de duração de duas semanas, possibilitará, por meio da EDP Brasil, o pagamento de uma bolsa-auxílio de R$ 400, cerca de 70 euros, para cada aluno. Os concludentes participarão num processo seletivo na Atento e, se contratados, além do ordenado, receberão benefícios como subsídio de transporte e de refeição, já a partir do 10º dia de trabalho, bem como assistência médica”.

Ao longo do curso e dos primeiros meses de trabalho, os participantes receberão acompanhamento da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, projeto caminhos apoiadores, espaço Cisarte e ONG SP Invisível. “A ideia é oferecer suporte para evitar a evasão e auxiliar na adaptação ao curso e rotina de trabalho”.

“Sabemos que a população em situação de rua carece de oportunidades. Por isso, abraçamos junto com a Atento este projeto, que visa proporcionar condições de formação e emprego aos participantes. Esperamos auxiliar os alunos a voltarem ao mercado de trabalho a fim de mudarem a sua realidade”, destacou Fernanda Pires, vice-presidente de Pessoas e ESG da EDP no Brasil.

A cidade de São Paulo tem hoje cerca de 60 mil pessoas em situação de rua, segundo dados mais recentes divulgados pela prefeitura dessa cidade brasileira. Este mesmo órgão governativo, estima que, antes da pandemia, esse número era menor: 24 mil.

“Promover a igualdade de oportunidades, melhorando a diversidade, é um dos pilares da nossa estratégia social. A EDP é um grande parceiro da Atento e é uma honra poder realizar um projeto de tamanha relevância social ao lado deles”, sublinhou Ana Márcia Lopes, vice-presidente de Pessoas, RH e Responsabilidade Social da Atento Brasil. ■

1 visualização0 comentário
banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png
bottom of page