top of page
banner_triunfo_02.png
  • Foto do escritorVoz de Portugal

Câmara da Feira lança desafio gastronómico que privilegia 'take away' no Imaginarius



05 abr 2021 (Lusa) -A Câmara de Santa Maria da Feira lançou hoje um desafio gastronómico para restaurantes e fogaçarias do concelho que privilegia o ‘take away’ e ‘home delivery’, no âmbito do Imaginarius, que decorre ‘online’ entre 27 e 30 de maio.

Em comunicado, a Câmara de Santa Maria da Feira explica que este novo desafio gastronómico – o ‘Sabores Imaginarius 2021’ - visa apostar na “projeção e valorização dos produtos e sabores locais”.

O ‘Sabores Imaginarius 2021’ vai adequar-se ao formato do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que decorre de 27 a 30 de maio em formato ‘online’, privilegiando o ‘take away’ e o ‘home delivery’.

“Dado o formato digital e, independentemente das padarias, pastelarias e restaurantes estarem de portas abertas, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira pretende que os restaurantes e fogaçarias oficiais ‘Sabores Imaginarius 2021’ possam comercializar as suas propostas gastronómicas, através dos serviços de ‘take away’, de ‘home delivery’ ou até mesmo de transportadoras”, refere a autarquia.

As duas novas chamadas públicas para o ‘Sabores Imaginarius 2021’ - uma dirigida a restaurantes e chefes e, outra a fogaçarias, pastelarias e padarias - estão abertas até dia 19 de abril.

No caso da restauração, vão ser selecionados 10 restaurantes e chefes, através da escolha de um “Menu Imaginarius criativo e representativo de cada estabelecimento” composto por entrada, prato principal e sobremesa.

“O júri irá privilegiar a gastronomia criativa, urbana e de autor, mas também avaliar a utilização de produtos endógenos e a qualidade dos produtos confecionados, preferencialmente com recurso a produtores locais”, acrescenta.

Na chamada pública para as fogaçarias, pastelarias e padarias também vão ser selecionados 10 estabelecimentos de venda de fogaça certificada IGP (Indicação Geográfica Protegida), sendo que a criatividade dos subprodutos derivados da fogaça, o embalamento do produto, a história e tradições associadas vão ser critérios a ter em conta na seleção das candidaturas.

De acordo com a autarquia, o júri do concurso é composto por cinco elementos.

Os 10 restaurantes e as 10 fogaçarias oficiais ‘Sabores Imaginarius 2021’ serão anunciados a 22 de abril.

O festival de artes de rua vai celebrar a sua 20.ª edição em dois momentos distintos: em maio, num formato digital, e em setembro "no seu palco habitual".

A programação do festival, que vai ser apresentada publicamente durante o mês de abril, conta com espetáculos da anterior edição que, devido à pandemia da covid-19, não se realizou, bem como projetos resultantes das cinco chamadas públicas lançadas pela autarquia: Mais Imaginarius, Apoio à Criação Local, Artes Digitais, Arte Urbana e Filme Documentário.

Às cinco chamadas públicas para a 20.ª edição do Imaginarius candidataram-se 109 projetos nacionais e internacionais provenientes de 20 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Croácia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Inglaterra, Irão, Irlanda, Israel, Itália, México, Moçambique, Nigéria, Polónia, República Checa).

Dos 109 projetos, foram selecionados 11 e atribuídas duas menções honrosas em distintas disciplinas artísticas, tais como artes performativas, circo, dança, instalação multidisciplinar, música e teatro.

1 visualização0 comentário
banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png
bottom of page