“Um ciclo virtuoso”: Costa diz que país cresceu sete vezes mais do que nos 15 anos anteriores
O secretário-geral do PS defendeu esta segunda-feira que a economia portuguesa cresceu “sete vezes mais” entre 2016 e 2019 do que nos 15 anos anteriores a esse período e que o desemprego desceu para metade com os governos socialistas.
Estas posições constam do primeiro de uma série de vídeos que António Costa dedica esta semana ao tema do crescimento da economia e à convergência de Portugal com a União Europeia e que, como adiantou à agência Lusa o diretor de campanha do PS, Duarte Cordeiro, têm também como objetivo “desmontar a narrativa” do PSD em matéria de crescimento económico.
“Quando virámos a página da austeridade, em 2016, virámos também a página da estagnação. Depois de 15 longos anos de crescimento anémico, de apenas 0,4% em média, em cada ano, a nossa economia cresceu com o meu Governo 2,8%. Isto na média de cada ano entre 2016 e 2019. Cresceu sete vezes mais que nos 15 anos anteriores”, sustentou.
De acordo com o atual primeiro-ministro, em resultado desse crescimento verificado entre 2016 e 2019, “o desemprego desceu para metade”. “Há mais 500 mil pessoas empregadas e menos 441 mil pessoas em situação de pobreza ou exclusão social.
Comments