banner_triunfo_02.png
  • Voz de Portugal

Quais são as máscaras mais seguras contra o Covid-19?

Pedro Henrique de Sousa


Existem máscaras de todos os gêneros e feitios, descartáveis ou reutilizáveis e dos mais variados tecidos. Com tanta opção no mercado, fica a questão no ar: Quais são as melhores que nos protegem? Essa é uma pergunta importante nos tempos que correm, em que a máscara é uma das principais armas contra a propagação do covid-19. E sim, tem resposta.

Um artigo publicado na revista científica Physics of Fluids, de uma equipe com cientistas da Universidade Atlântica da Florida, nos Estados Unidos, procurou dar resposta e essa pergunta. Em primeiro lugar, explicaram que qualquer tipo de máscara é mais eficaz do que andar desprotegido. Para a conclusão que procuravam, fizeram testes com um manequim.

Com o manequim fizeram uma simulação de tosse e espirros e usaram um laser para detectar as trajetórias das gotículas. Notaram logo que sem máscara as gotículas são projetadas para mais longe do que os dois metros recomendados. A conclusão talvez mais surpreendente é que com as máscaras caseiras com dobras feitas a partir de um lenço de algodão ou as coberturas em forma de bandana usadas como máscaras praticamente não funcionam.

No primeiro caso, as gotículas iam até cerca de 38 centímetros, e no segundo as gotículas conseguiram viajar pouco mais de um metro. Já as máscaras caseiras com duas camadas de tecido de algodão e as máscaras em forma de cone vendidas em muitas farmácias eram mais eficazes. No primeiro caso, as gotículas viajaram cerca de 6,35 centímetros e, no segundo apenas 20 centímetros.


14 visualizações
banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png

© 2020 por Voz de Portugal. Criado com amor por Nathalia Maciel