banner_triunfo_02.png
  • Voz de Portugal

Primeiro livro de contos de Chico Buarque será editado em Portugal a 02 de novembro


O primeiro livro de contos do escritor e músico brasileiro Chico Buarque, “Anos de chumbo e outros contos”, vai ser editado em Portugal no dia 02 de novembro, disse hoje a editora à agência Lusa.

“Anos de chumbo e outros contos” tem lançamento previsto no Brasil no dia 22 de outubro e chega a Portugal no início de novembro, confirmou à Lusa a Companhia das Letras, que edita o livro, adiantando que a capa já foi pedida e o texto está pronto.

Nesta obra, o escritor, músico e dramaturgo brasileiro, vencedor do Prémio Camões em 2019, põe o seu “domínio da linguagem a serviço da concisão da forma” e o “resultado é arrebatador”, descreve a Companhia das Letras do Brasil, que edita o livro naquele país.

Os oito contos que formam este volume “conduzem o leitor pela sordidez e o patético da condição humana”, dentro da atmosfera de ficção típica de Chico Buarque, na qual impera a “agudeza da observação” e a oposição entre o poético e o cómico.

Uma jovem e o seu tio, um grande artista sabotado, um desatino familiar, uma moradora de uma rua solitária, um passeio por Copacabana, um fã fervoroso de Clarice Lispector, um casal na sua primeira viagem, e um lar em guerra são os temas das oito histórias que compõem este livro.

“Com alusões ocasionais à barbárie do presente, o autor ergue um labirinto de surpresas, em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio são elementos constitutivos da trama”, especifica a editora brasileira.

A expressão "os anos de chumbo" constitui uma referência no Brasil à repressão sofrida por opositores à ditadura militar, que vigorou no país entre 1964 e 1985, e obrigou Buarque ao exílio e o tornou alvo da censura.

Escritor, compositor, cantor e dramaturgo, Francisco Buarque de Hollanda, de 77 anos, conta com mais de 17 álbuns gravados e uma carreira musical de mais de cinco décadas, tendo-se destacado também no mundo das letras como escritor de romances, poesias e obras de teatro, que o tornaram vencedor do Prémio Camões em 2019, principal prémio de literatura em língua portuguesa.


0 visualização0 comentário
banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png