banner_triunfo_02.png
  • Voz de Portugal

Marcelo Rebelo e Jorge Carlos Fonseca prometem solução para dívida de Cabo Verde


O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e o de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, assumiram na segunda feira que estão a ser dados passos para resolver a dívida cabo-verdiana, anunciando que o assunto será resolvido após uma reunião entre os ministros das Finanças dos dois países.

O Presidente de Cabo Verde reconheceu que o tema da dívida é um elemento “importante da cooperação” entre os dois países, esperando uma resolução para breve.

“Está prevista até uma reunião entre os ministros das Finanças dos dois países para se ocuparem da questão da reorientação do pagamento da dívida, que pode passar pelo perdão, total ou parcial, ou conversão também de parte significativa dessa dívida em investimentos com a participação de empresas portuguesas”, disse ainda Jorge Carlos Fonseca.

Referindo-se ao mesmo assunto, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que nesta “cooperação financeira estão a ser dados passos muito importantes” para “resolver de forma satisfatória para os dois países” o que descreveu como um tema “pendente”.

“Nem digo contencioso, é uma questão pendente, de uma forma que seja boa para Cabo Verde e que seja importante para Portugal (…) Também aí estão a ser dados passos importantes para uma solução que não demorará muito tempo”, adiantou Marcelo Rebelo de Sousa.

Antes, ficou novamente a garantia com o chefe do Governo sobre uma solução para a dívida cabo-verdiana, nomeadamente os 200 milhões de euros com que Portugal financiou o programa implementado pelo Governo anterior “Casa para todos”, de habitação social construída por empresas portuguesas e que deveria começar a ser paga este ano.

0 visualização0 comentário
banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png