top of page
banner_triunfo_02.png
  • Foto do escritorVoz de Portugal

IL quer a Festa Madeirense candidata a Património Imaterial da UNESCO

Da redação com LUSA



Funchal, Madeira, 12 dez 2023 – O deputado da Iniciativa Liberal (IL) na Assembleia Legislativa da Madeira entregou hoje um projeto de resolução que recomenda ao Governo Regional (PSD/CDS-PP) promover a candidatura da denominada Festa Madeirense a Património Cultural Imaterial da Humanidade, anunciou hoje o partido.

“Esta proposta visa fortalecer o compromisso da Região Autónoma da Madeira com a preservação e promoção da sua rica herança cultural, reconhecendo a Festa Madeirense (forma como é conhecido a época natalícia na região) como um património valioso a ser compartilhado com o mundo”, lê-se na informação distribuída.

O processo de candidatura deve ser apresentado junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), após a classificação a nível nacional.

A IL, representada no parlamento regional por Nuno Morna, salienta que “a maneira como os madeirenses comemoram o Natal e o Fim do Ano é única no mundo” e constitui “um verdadeiro repositório de tradição que se estende por todo o arquipélago”.

Também destaca que a Festa – que começa no início de dezembro com o acender das iluminações e termina em 15 de janeiro com o tradicional Varrer dos Armários (dia de Santo Amaro), prologando-se ainda, na freguesia do Seixal, até ao dia 17 com o Santo Antão - “contém o que de mais nobre há na cultura popular madeirense”.

“Na Festa está tudo o que somos: as Missas do Parto, a morte do porco, o tocar do búzio, a Noite do Mercado (que hoje se replica por todo o arquipélago), a Noite do Pão, as decorações de casa com as lindíssimas mesas de Natal sobre as toalhas de bordado únicas no mundo”, enfatiza.

O partido lembra ainda que a tradição integra “os cantares da época, a Noite de Natal e a sua Missa do Galo, a Lapinha e os Presépios, o Pinheirinho, as Searinhas, as Oitavas, as luzes, a Placa Central, a Passagem do Ano e o enorme Festival Pirotécnico”.

Há uma gastronomia associada a este período - o bolo e as broas de mel, as rosquilhas, os palitos de cerveja, o bolo preto e as rabanadas, o tim-tam-tum (bebida), o licor de tangerina, a carne de vinha d’alhos, o anis, a canja, o cacau, o vinho Madeira, o cortadinho e a poncha.


                       

27 visualizações0 comentário

Comments


banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png
bottom of page