banner_triunfo_02.png
  • Voz de Portugal

Comunidades Portuguesas reinventam a celebração do 10 de Junho face à pandemia


A comunidade portuguesa no mundo conta com 5.315.824 pessoas, cujos principais países de fixação são: Estados Unidos da América, Brasil, França, Canadá, Suíça, Venezuela, Reino Unido, África do Sul, China (incluindo Macau e Hong Kong) e Alemanha. Mas, em tempos de pandemia não se terão comemorações do 10 de Junho como sempre ocorreu no Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas.

Em Lisboa, a habitual cerimónia será simbólica, acontecendo no Mosteiro dos Jerónimos com a participação de pouquíssimas autoridades.

Nos Estados Unidos, com a promessa de que a festa será “a dobrar” em 2021, centenas de pessoas fizeram uma celebração do Dia de Portugal na noite de sábado, pela internet, para ser repetida a 10 de ju­nho. Horas de vídeos com música portuguesa e palavras de apoio e de incentivo passaram pela página de Facebook da associação New York Portuguese American Leadership Conference (NYPALC) e ficaram gravados para serem repetidos 24 horas no dia 10 de Junho.

Em Toronto, Canadá, as celebrações "serão limitadas" e os eventos a assinalar o 10 de junho serão transmitidos em direto nas redes sociais da Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário, segundo a organização. O programa arranca pelas 10:00 (15:00 em Lisboa), com a bandeira portuguesa a ser içada na sede da Câmara Municipal de Toronto, em colaboração com o 'mayor' (presidente), John Tory, e a vice-presidente, Ana Bailão.

No Brasil, haverá uma série de iniciativas online: Em São Paulo, uma “live de Fados e Guitarradas” com os músicos Tiago Filipe, Glória de Lourdes, Wallace Oliveira, Sérgio Borges e Marcos Sabo no facebook.

Em Fortaleza, Ceará, a Câmara Brasil Portugal, a Sociedade Beneficente Dois de Fevereiro e Associação Jangada de Sagres festejam esse dia promovendo um encontro online, a partir das 16h, com transmissão pelo Facebook. Segundo a programação, o evento online conta com a participação especial da Secretária de Estado da Comunidades Portuguesas (Dra. Berta Nunes), do Embaixador de Portugal no Brasil (Dr. Jorge Cabral) e Dep. Assembleia da República (Dr. José Cesário). O encontro ainda apresentará novos cidadão portugueses no Ceará, o Prêmio Martim Soares Moreno 2020, e se encerra com apresentação de artistas luso-brasileiros. Acompanhe o evento pela página: https://www.facebook.com/events/540354126844135/

Edição Especial do programa "Portugal no Mundo" - o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) disse hoje que, face ao contexto da pandemia de covid-19, foi necessário "adaptar" as comemorações do 10 de Junho junto das comunidades portuguesas, marcadas por uma edição especial do programa “Portugal no Mundo”. “Com este fim, o MNE propôs à Rádio e Televisão de Portugal uma colaboração para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Essa parceria materializar-se-á numa edição especial do programa «Portugal no Mundo», que será transmitida em simultâneo na RTP Internacional e na RTP1 no final da manhã e durante o período da tarde do dia 10 de junho. A emissão será também disponibilizada em streaming na plataforma RTP Play e será partilhada pelas páginas e redes sociais das missões diplomáticas e consulares portuguesas no estrangeiro”.

Apesar das limitações impostas pelo momento, alguns postos da rede diplomática portuguesa complementarão as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com iniciativas culturais de âmbito local, como por exemplo no Brasil, o Centro Cultural Português em Brasília celebra a data com vídeo do Dia de Portugal da Embaixada de Portugal e da rede consular no Brasil; Direto Alma Portuguesa «Vento, Mar e Pensamento», com o ator Tony Correia.

95 visualizações
banner_grupo cofico.png
banner_arouca.png
banner_bom e barato.png
banner_686 gourmet.png
banner_breeze's.png
banner_esc. contabil vieira.png
banner_seu antonio.png
banner_AAP.png

© 2020 por Voz de Portugal. Criado com amor por Nathalia Maciel